Estudantes do sexto período do curso de bacharelado em Administração do IFMG – Campus Formiga apresentaram trabalhos na 30ª edição do ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (30º ENANGRAD).

O Encontro foi realizado durante os dias 23, 24 e 25 de agosto de 2019 na Universidade Federal de Uberlândia – UFU – Faculdade de Gestão e Negócios e marca um encontro nacional de profissionais, estudantes e professores da área de Administração. Os alunos puderam participar das sessões científicas, oficinas e palestras que contaram com a participação de profissionais da área de Administração (nacional e internacional).

O Campus IFMG – Formiga foi reconhecido durante o evento. Os professores das sessões científicas e avaliadores do evento indicaram o trabalho intitulado como: “ASSIM EU FICO BEM COM O PÉ ATRÁS”: IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES INFLUENCIADORES DAS COMPRAS EM E-COMMERCE DE JOVENS CONSUMIDORES. Autores: Cintia de Souza Dias, Frederico do Couto Oliveira, Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, Marco Túlio Dinali Viglioni e Arlete Aparecida de Abreu.

Esta pesquisa foi escolhida entre vários trabalhos científicos da área de Marketing, sendo um dos três melhores artigos dessa categoria indicados para a premiação realizada no domingo a noite no jantar de encerramento. O trabalho foi fruto das disciplinas de Métodos de Pesquisa Qualitativa e Econometria no segundo semestre de 2018, ministrada pelos professores Luiz Guilherme Rodrigues Antunes e Marco Túlio Dinali Viglioni, respectivamente.

Por fim, o trabalho intitulado: “...CADA UM TRABALHA POR SI...”: CONSEQUÊNCIAS DO DIREITO DIFUSO EM UMA COOPERATIVA AGRÍCOLA DE MINAS GERAIS. Autores: Anne Irene Cunha Vaz, Pedro Damasceno Souza, Rafael César Ramos, Arlete Aparecida de Abreu, Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, também foi elogiado durante a sessão científica, representando a dificuldade na gestão das cooperativas agrícolas e seus associados. O trabalho foi fruto das disciplinas de Metodologia de Pesquisa e Métodos de Pesquisa Qualitativa, ministradas pelos professores Luiz Guilherme Rodrigues Antunes e Arlete Aparecida de Abreu, respectivamente.

Depoimentos:

Participar de um evento nacional como o 30º Enangrad é um movimento muito importante para os alunos(as), uma vez que é possível expor a realidade e as produções científicas de suas regiões para dar continuidade aos avanços na academia. Os alunos puderam trocar experiências com diversos professores, gestores e outros alunos de várias regiões e universidades do país. Além disso, foi engrandecedor ver o trabalho do campus IFMG-Formiga estar entre os três finalistas indicados ao melhor trabalho da área de marketing, o que demonstra o empenho de todos os envolvidos (Prof. Marco Túlio Dinali Viglioni).

"Participar de um evento como o Enangrad foi uma experiência maravilhosa e muito enriquecedora. As apresentações do evento nos proporcionaram muito aprendizado e indicaram várias direções para a continuidade da graduação em administração. Além disso, foi possível conhecer novas pessoas (de outras regiões e países) e perspectivas dentro da área administrativa acadêmica e profissional. Nesse sentido, o congresso foi muito produtivo pois participamos de debates dentro das sessões científicas que apontaram grandes reflexões sobre os temas e resultados apresentados. Também foi possível aprender sobre as publicações internacionais, principalmente o crescimento das publicações latino-americanas, assim como a possibilidade do avanço e reconhecimento da escrita de artigos na língua portuguesa". (Cíntia de Souza Dias)

"Foi uma ótima experiência participar do 30° Enangrad em Uberlândia. Este evento me despertou ainda mais o interesse pela pesquisa, a troca de experiências com pessoas de vários estados e universidades e, me chama a atenção para o quanto a pesquisa é importante para a área de administração. Participar das palestras sobre pesquisa me trouxe mais conhecimento sobre a relevância das publicações latino-americanas no contexto mundial". (Frederico do Couto Oliveira)

"Estar presente no 30° Enangrad foi uma experiência ótima e muito gratificante. Conhecer profissionais tão renomados na área da administração e de várias partes do país nos trás motivação para seguir na área. Sobre as palestras, ampliou muito meus horizontes em relação ao curso e me mostrou o quanto pesquisa científica é importante". (Anne Irene Cunha Vaz).

Os alunos e os professores que participaram do evento agradecem ao IFMG, ao IFMG-Formiga, à Direção, à SEPPG, ao motorista do Campus (Mauro) e a todos os envolvidos que puderam tornar possível a participação no 30º Enangrad na Universidade Federal de Uberlândia – MG.