Estará aberto entre os dias 26/11/2018 a 14/12/2018 o período de solicitação de renovação de matrícula (obrigatória para cursos técnicos e graduação). A solicitação de renovação de matrícula será feita exclusivamente pela internet através do Portal MeuIFMG > Menu Avaliação Institucional. Item Aluno. Leia o tutorial.

• O aluno que não solicitar a renovação de sua matrícula perderá a vaga e terá seu registro cancelado. Aqueles que estiverem com matrículas trancadas e os prováveis formandos também deverão renovar sua matrícula.

• Atenção! Você deverá utilizar os navegadores Internet Explorer ou Mozilla Firefox. O Google Chrome não funciona corretamente no uso do portal Meu IFMG. Ao iniciar o preenchimento do questionário você deve terminá-lo e não poderá fechar a tela no X, pois sua solicitação não será completada.

• Não deixem para a última hora. Em caso de qualquer problema no acesso à renovação online, o aluno deverá procurar a Secretaria Acadêmica, dentro do período estipulado, por meio do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

AVISO IMPORTANTE PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO:

• O processo de rematrícula para Graduação é composto de até 3 etapas. Sendo as etapas de Solicitação de renovação de matrícula (etapa 1) e de sugestão de Matrícula (etapa 2), OBRIGATÓRIAS para todos os alunos. Ler tutorial completo no portal do IFMG – Formiga.

• O período para Sugestão de Matrícula será de 14/02/2019 a 20/02/2019. TODOS OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO deverão realizar essa etapa, que consiste na inclusão das disciplinas que pretendem cursar. Deverão incluir disciplinas regulares e optativas, podendo incluir ainda disciplinas equivalentes às que foram reprovados, ou até antecipar disciplinas, obedecendo as regras do Projeto Pedagógico do Curso.

• Após a sugestão de matrícula será feita a verificação pelo sistema em relação ao mínimo e máximo de alunos por turma, as regras do Projeto Pedagógico, como mínimo e máximo de carga horária a ser cursada por período letivo e as regras de prioridades elencadas no regimento. Disciplinas que tenham duas turmas de laboratório o aluno deverá selecionar o horário que pretende cursar e acompanhar o resultado para verificar se a matrícula foi deferida. Essas turmas têm mínimo e máximo de alunos.

• O resultado da sugestão estará disponível no dia 25/02/2019 no portal do aluno, onde as matrículas deferidas deverão ser visualizadas no menu quadro de avisos. O aluno poderá ainda visualizar as deferidas no quadro de horários.

• Caso a matrícula na disciplina requerida na sugestão de matrícula seja indeferida, haverá a terceira etapa que será a de Ajuste de Matrícula, facultativa, de 25/02/2019 a 26/02/2019, onde os alunos terão a oportunidade de incluir uma disciplina no lugar da que foi indeferida, sendo que as mesmas verificações do sistema serão realizadas para o deferimento da matrícula. O resultado final após o Ajuste de Matrícula estará disponível no dia 28/02/2019 no menu quadro de horários ou quadro de avisos. Não será permitida inclusão de disciplinas após o fim do período de Ajuste de Matrícula.

• Vocês fazem parte desse processo. Não deixem de participar para não perderem a prioridade da sua matrícula. Sugerimos que dúvidas em relação a quais disciplinas cursar sejam sanadas com as respectivas Coordenações de Curso.  Qualquer problema o aluno deverá procurar a Secretaria Acadêmica, dentro do período estipulado, por meio do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 1º SEMESTRE DE 2019.

AÇÃO

RESPONSÁVEL

Etapa 1 - Renovação de Matrícula (Obrigatória)

​26 de novembro a 14 de dezembro de 2018