Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação

O professor Renan Souza Moura e o aluno do curso de Engenharia Elétrica do IFMG - Campus Formiga Paulo Raimundo Gomes de Lima, membros também do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE), participaram, entre os dias 25 a 28 de agosto de 2020, do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (https://sbse2020.galoa.com.br/).

Ao todo foram apresentados três trabalhos envolvendo membros do IFMG-Campus Formiga:

  • Influência de correntes harmônicas em estudos de estabilidade de tensão em sistemas de distribuição de energia elétrica. Os autores são Renan Souza Moura (IFMG-Campus Formiga), Valter Garcia (IFMG-Campus Formiga), Paulo Raimundo Gomes de Lima (IFMG-Campus Formiga), Antonio Carlos Zambroni de Souza (Universidade Federal de Itajubá).
  • Utilização de algoritmo genético para otimizar curvas QV em estudos de estabilidade de tensão. Os autores são Renan Souza Moura (IFMG-Campus Formiga), Gabriel Ferreira Alvarenga (Universidade Federal de Itajubá), Antonio Carlos Zambroni de Souza (Universidade Federal de Itajubá).
  • Obtenção da margem de carregamento de pós-contingência através de uma técnica de parametrização geométrica. Os autores são Alfredo Bonini Neto (UNESP), Jhonatan Cabrera Piazentin (UNESP), Renan Souza Moura (IFMG-Campus Formiga), Dilson Amancio Alves (UNESP).

O professor Renan Souza Moura considerou muito produtiva apresentar trabalhos executados dentro do IFMG-Campus Formiga em parceria com outras instituições de ensino. "Trocar experiências com professores externos do IFMG-Campus Formiga potencializa qualquer trabalho desenvolvido", afirma.

Além disso, o professor Renan ressalta a importância de se trabalhar com pesquisa básica. "Se não fosse o apoio do setor de pesquisa do IFMG-Campus Formiga, nenhum trabalho teria sido apresentado. Poder representar o IFMG em um evento nacional como SBSE, onde normalmente são apresentados trabalhos de nível de mestrado e doutorado, com trabalhos vindos do Edital de pesquisa interno do campus Formiga, é muito bacana. Agradeço ao setor de pesquisa do IFMG-Campus Formiga pelo confiança no trabalho.''

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos é um dos maiores congressos brasileiros atualmente com intensa participação da comunidade científica.  

Todos os trabalhos apresentados podem ser visualizados nos seguintes links do Youtube:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=LyaqzZUA5CM&feature=emb_logo 

https://www.youtube.com/watch?v=v7zc-68WIWU&feature=emb_logo

https://www.youtube.com/watch?v=Gu9DDfwnl0I&feature=emb_logo 

 



 
Para o topo.