Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Image without alternative text

O professor da área de Matemática do IFMG – Campus Formiga, Ivan Reinaldo Meneghini, fez uma apresentação oral no congresso internacional World Congress on Computational Intelligence (IEEE-WCCI), que está sendo realizado no Rio de Janeiro, no período de 08 a 13 de julho. Este congresso reúne pesquisadores do mundo inteiro nas áreas de computação evolutiva, sistemas nebulosos e redes neuronais, que correspondem às principais áreas da chamada Inteligência Artificial (AI).

Esta é a terceira participação e apresentação de trabalho do professor no evento internacional. Sendo considerado o principal congresso desta área de pesquisa, Ivan esteve presente nas edições de 2017 em San Sebástian, na Espanha e 2016, em Vancouver no Canadá.

O trabalho apresentado nesta edição traz uma nova ferramenta de visualização de dados em espaços de alta dimensionalidade, que, segundo o autor, é um grande desafio em qualquer área de pesquisa. “O método proposto permite a análise qualitativa das soluções de problemas de otimização com muitos objetivos e reúne em uma única figura três diferentes técnicas de visualização de dados. A ferramenta desenvolvida permite a visualização da dispersão e da convergência das soluções obtidas, bem como a harmonia e conflito entre diversos objetivos e a formação de agrupamentos de dados. Os dados ilustrados pelo novo método de visualização são de fácil leitura e interpretação, além de ser facilmente customizável. Além disso, permite a visualização de mais de um conjunto de dados”, detalha Ivan.

Abaixo, algumas figuras ilustram o que está sendo desenvolvido no trabalho do professor. 

  



 
Para o topo.