Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Image without alternative text
Professor José Sérgio Domingues

O professor do Campus Formiga, José Sérgio Domingues, teve um artigo oriundo da sua pesquisa de doutorado publicado no Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, ou seja, na Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, volume 30, número 05, de setembro-outubro de 2015. 

De acordo com informações do professor, este é um artigo de revisão sistemática, onde mais de 200 artigos científicos, publicados por instituições de todo o mundo, relativos à Ventriculectomia Parcial Esquerda, foram analisados para se verificar a real necessidade de um modelamento matemático desse procedimento cirúrgico, que se baseia na ressecção de uma fatia do músculo cardíaco (coração) na parede livre do ventrículo esquerdo.

“As análises permitiram concluir que a maioria dos trabalhos relata a necessidade de um método matemático capaz de determinar as dimensões dessa fatia a ser resseccionada, e que a falta desse método contribui para que alguns resultados da realização do procedimento não tenham sido satisfatórios. A pesquisa, que está sendo desenvolvida no doutorado, se refere à determinação das dimensões dessa fatia por meio de um modelo matemático e computacional. Para isso, um novo e importante parâmetro cardíaco está sendo desenvolvido e resultados animadores já estão sendo obtidos’, explica o professor.

O artigo publicado pode ser acessado clicando no link abaixo. É possível compartilhar, salvar em pdf e executar outras ações.

Trabalho publicado



 
Para o topo.