Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação

Etapa é obrigatória para os alunos veteranos da graduação

A Coordenadoria de Registro e Controle Acadêmico informa que estará aberta entre os dias 14/02/2019 e 20/02/2019, a etapa de sugestão de matrícula para o 1º semestre de 2019, para os cursos de graduação. Esta etapa será realizada por meio do Meu IFMG (https://meu.ifmg.edu.br/). Leia o tutorial completo para realização da sugestão de matrícula.

Atenção: Devem ser usados os Navegadores Mozilla Firefox ou Internet Explorer para realizar o procedimento. O Google Chrome não funciona corretamente.

Todos os alunos deverão realizar essa etapa, que consiste na inclusão das disciplinas que pretendem cursar, regulares e optativas, podendo incluir ainda disciplinas equivalentes às que foram reprovados ou até antecipar disciplinas, obedecendo as regras do Projeto Pedagógico do curso.

Alunos que tenham pendências com a Biblioteca não poderão realizar a sugestão de matrícula e deverão regularizar sua situação antes do prazo final da sugestão.

Após a sugestão de matrícula será feita a verificação, pelo sistema, em relação ao mínimo e máximo de alunos por turma, as regras do Projeto Pedagógico como mínimo e máximo de carga horária a ser cursada por período letivo, e as regras de prioridades elencadas no regimento. Disciplinas que tenham duas turmas de laboratório, o aluno deverá selecionar o horário que pretende cursar e acompanhar o resultado para verificar se a matrícula foi deferida. Essas turmas têm mínimo e máximo de alunos.

O resultado da sugestão estará disponível no dia 25/02/2019 no portal do aluno, onde as matrículas deferidas deverão ser visualizadas no menu quadro de avisos. O aluno poderá ainda visualizar as que foram deferidas no quadro de horários.

Caso a matrícula na disciplina requerida na sugestão de matrícula seja indeferida, haverá a terceira etapa que será a de Ajuste de Matrícula, sendo facultativa, de 25/02/2019 a 26/02/2019, onde os alunos terão a oportunidade de incluir uma disciplina no lugar da que foi indeferida, e as mesmas verificações do sistema serão realizadas para o deferimento da matrícula.

O resultado final após o Ajuste de Matrícula estará disponível no dia 28/02/2019 no menu quadro de horários ou quadro de avisos. Não será permitida inclusão de disciplinas após o fim do período de Ajuste.

CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 1º SEMESTRE DE 2019.

AÇÃO

DATA

RESPONSÁVEL

Etapa 1 - Renovação de Matrícula (Obrigatória)

​26 de novembro a 14 de dezembro de 2018

ALUNO GRADUAÇÃO e TÉCNICO

Etapa 2 - Sugestão de Matrícula (Obrigatória)

​14 de fevereiro a 20 de fevereiro de 2019

ALUNO GRADUAÇÃO

Resultado Sugestão de Matrícula

​25 de fevereiro de 2019 (a partir de 17:00 horas)

REGISTRO ACADÊMICO

Etapa 3 – Ajuste de Matrícula

​25 (a partir de 17:00 horas) e 26 de fevereiro de 2019

ALUNO GRADUAÇÃO

Resultado Final Ajuste de Matrícula

​28 de fevereiro de 2019 (a partir de 17:00 horas)

REGISTRO ACADÊMICO

 

Dicas

Dúvida sobre quais disciplinas cursar, se oriente com a coordenação de seu curso.

Qualquer problema o aluno deverá procurar a Secretaria Acadêmica, dentro do período estipulado, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Não deixem de participar para não perderem a prioridade da sua matrícula.

Alunos de Tecnologia em Gestão Financeira das turmas 2013 que precisam concluir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e alunos das turmas 2014, 2015 e 2016 que precisam concluir o Trabalho de Avaliação Interdisciplinar (TAI), devem procurar a Coordenação do Curso no início das aulas para verificar as orientações.

Confira a matriz de seu curso (https://www.formiga.ifmg.edu.br/graduacao). Nela você encontrará a lista de disciplinas equivalentes e optativas. Analise na Matriz da sua turma (ano de ingresso no curso), qual disciplina está sendo oferecida em turmas regulares que é equivalente à disciplina de origem que deveriam cursar. Como mostra a figura abaixo:



 
Para o topo.