Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Image without alternative text

O primeiro ato de mobilização será na próxima segunda, dia 13. No IFMG - Campus Formiga, a ação terá início às 15h30.

O IFMG convida sua comunidade acadêmica e a sociedade civil para se mobilizar contra o bloqueio de recursos orçamentários feito pelo Ministério da Educação.

O corte anunciado compromete seriamente a continuidade do funcionamento de nossa instituição. Está em jogo a formação profissional de 17 mil alunos e toda a estrutura de ensino, pesquisa e extensão envolvida na realização das rotinas pedagógicas e administrativas de nossos 18 campi.

Os impactos, números e a previsão orçamentária para o ano 2019 foram analisados com cuidado pela equipe de gestão e tecnicamente se chegou à conclusão de que, com o corte de R$ 20,6 milhões (cerca de 32%), o IFMG só terá recursos para manter suas atividades em funcionamento até o mês de setembro. Aprovado em lei no fim de 2018, o orçamento anual previa R$ 65,4 milhões para ações de custeio e investimentos, a serem realizadas ao longo de 12 meses. Com o corte, a instituição passa a não ter condições de honrar seus compromissos e cumprir contratos com fornecedores. Além disso, projetos fundamentais para a matriz curricular de nossos 192 cursos passam a ter sua realização comprometida.

Estudantes, servidores, colaboradores, pais e mães de alunos e quem acredita na educação pública e de qualidade estão convidados a participar do grande abraço em defesa dos Institutos Federais. Serão realizados atos nas 18 cidades onde tem campi e também na Reitoria, em Belo Horizonte. Não podemos concordar com o bloqueio de recursos imposto às instituições federais de ensino. Educação é um bem público, garantido pela Constituição Brasileira a todos. Mais do que ensinar, o IFMG leva oportunidades a quem precisa, chega à periferia de grandes cidades e ajuda a realizar sonhos no interior. Forma cidadãos e, somente com o exercício da cidadania, se constrói um país justo.

Entender para defender

Se você não entende a importância dos Institutos Federais, te convidamos a nos conhecer melhor, saber como surgimos e o que fazemos. Somente o IFMG atende direta e indiretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas. Nossos cursos são bem avaliados pelo Ministério da Educação, temos diversos projetos de pesquisa e ações de extensão voltadas à comunidade. Além de estarmos comprometidos por lei com o fomento e o atendimento às demandas do desenvolvimento regional, nossos campi ajudam a movimentar a economia de dezenas de cidades mineiras, em cinco regiões do estado.

Para saber mais detalhes sobre o bloqueio e ficar informado sobre novas ações e resultados dessa mobilização, acompanhe novas informações nesta página. É importante entender os dados apresentados para compreender a gravidade do momento e como esse bloqueio compromete seriamente as atividades essenciais do IFMG. Contamos com o apoio de toda a comunidade!

Leias mais:

IFMG completa 10 anos com atuação em cinco regiões do estado

Evolução da Lei Orçamentária Anual (LOA) e número de matrículas IFMG

Pelo gráfico, nota-se que houve elevação no número de estudantes, de 2015 a 2019, enquanto os valores orçamentários não foram reajustados conforme esse crescimento.



 
Para o topo.