Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Comunidade e IFMG - Campus Formiga, uma parceria de sucesso

Ao concluir um curso de graduação o estudante se pergunta sobre seu futuro, se seguirá estudando, se já começará a trabalhar ou mesmo fazer as duas coisas. Os estudantes que concluem o curso de Ciência da Computação no IFMG – Campus Formiga tem seguido pelos dois caminhos: continuando os estudos cursando pós-graduação stricto sensu e se inserindo no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho relacionado à tecnologia da informação continua aquecido e em várias regiões do país ainda falta mão de obra especializada nessa área. Sabendo dessa demanda e mostrando seu diferencial, o curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFMG - Campus Formiga tem atuação direta com a comunidade, indo além do ambiente acadêmico e agregando valor a empresas assistencialistas como a Associação Mão Amiga e o Patronato São Luiz, através de consultorias e desenvolvimento de sistemas. Além disso, os alunos interagem constantemente com empresas da região, pois o curso vem fornecendo mão de obra qualificada e ajuda na busca pelo primeiro emprego dos egressos e alunos dos últimos períodos.

João Paulo de Menezes Júnior
                    Cláudio José de Menezes

A região de Formiga tem mostrado uma boa empregabilidade nesta área e, com isso, os egressos estão se inserindo na economia local. Um exemplo são os alunos João Paulo de Menezes e Cláudio José de Menezes Júnior. Recém-formados já estão trabalhando na Pullup Tecnologia, uma fábrica de software sediada em Formiga/MG, que tem como foco a produção e desenvolvimento de software principalmente nas áreas web, mobile e sistemas desktop.

A referida empresa constitui um time de onze membros incluindo o financeiro e o comercial, que se localiza em São Paulo capital, trazendo trabalhos complexos com alto valor agregado. Esta equipe contêm um arquiteto de integrações com certificados da oracle, que atua como um verdadeiro líder e mentor de técnicas, tecnologias e padrões de programação. O gestor de projetos aplica os padrões de engenharia de software desde a criação e problematização do projeto, bem como na sua própria utilização na parte de implementação. Há também um analista sênior que monitora e coordena, junto com mais dois programadores plenos, o aplicativo Trackerup.  Os outros participantes do time são quatro programadores que tem a competência de executar os módulos dos projetos designados pelo gestor.

A principal característica da Pullup tecnologia é absorver a mão de obra qualificada que o Instituto Federal e outras instituições da região têm a oferecer, proporcionando uma verdadeira experiência ao trabalhar em uma empresa que executa grandes projetos, exaltando o trabalho em equipe, assumindo responsabilidades como qualidade e prazos de entrega.

Parte da equipe da Célula Web, com o diretor Chrystian Rezende,
que conta com estagiários e egressos do IFMG - Campus Formiga
Outro exemplo é a parceria do curso com a empresa Célula Web, que desenvolve soluções para a Internet. A empresa possui duas áreas de atuação: Marketing/Publicidade e Desenvolvimento Web, e conta com 14 colaboradores, sendo três alunos estagiários do IFMG – Campus Formiga: Paula Fernandes de Souza, Bruno Eustáquio Enes Cardoso e Ronan Nunes Campos, e dois egressos da mesma Instituição: Samuel Terra Vieira e Matheus Faria Calixto, que começaram como estagiários e que se tornaram funcionários a partir de dezembro de 2017.
Dentro da área de Desenvolvimento, a Célula Web oferece os serviços de desenvolvimento de sites, portais, E-commerce, sistemas e trabalha parcerias em projetos com outras empresas de desenvolvimento de software e com Insituições de ensino, como o Polo de Inovação IFMG, que tem sede no Campus Formiga.

Na área de Marketing Digital, a Célula Web gerencia páginas das redes sociais de várias empresas de Formiga e região, trabalhando com planejamento, divulgação e monitoramento dos resultados de publicidade. A empresa também gerencia várias contas de empresas no Google Adwords, área em que parte da equipe é certificada.

Chrystian Alberto Rezende, diretor da Célula Web, ressalta que a empresa está sempre de portas abertas para a comunidade acadêmica como um laboratório do mercado de trabalho, proporcionando aos alunos a experiência de poder trabalhar com grandes projetos de uma empresa na área de tecnologia. O diretor ainda salienta que essa relação de conhecimentos empresa/academia, traz muitos benefícios para ambos os lados. Os alunos do IFMG, com excelentes conhecimentos teóricos e atuais, têm a oportunidade de aplicá-los nas atividades da empresa, que por sua vez tem a possibilidade de conhecê-los melhor tecnicamente e assim formar novos talentos na Célula Web.



 
Para o topo.