Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Image without alternative text

Estudantes do nono período do curso de Engenharia Elétrica do IFMG – Campus Formiga realizaram uma visita técnica à subestação de transmissão de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), localizada na cidade de Pimenta/MG no dia 31 de maio. A visita foi orientada pelos professores do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE), Patrick Santos de Oliveira e Gustavo Lobato Campos, e faz parte do conteúdo das disciplinas de Proteção de Sistemas Elétricos e Qualidade de Energia Elétrica.

Os alunos foram recebidos pelo técnico da Cemig Lucas Freitas Santos que apresentou um vídeo institucional sobre cuidados e procedimentos de segurança a serem tomados durante a visita. Após o vídeo, os alunos se dividiram em grupos e a eles foi apresentado o mapa de risco da subestação, o centro de operação e monitoramento, os armários dos equipamentos de proteção e, finalmente, os equipamentos de potência instalados no pátio da subestação.   

A subestação recebe energia de 02 usinas do sistema furnas no nível de tensão de 345 kV e retransmite para outras regiões, dentre elas a cidade de Arcos, em uma linha de transmissão de 138 kV, que por sua vez transmite energia para a cidade de Formiga em uma linha de 69 kV.

Os alunos tiveram uma explicação detalhada dos equipamentos de proteção instalados na subestação, tanto relés eletromecânicos quanto relés digitais modernos, que funcionam coordenados para proteção dos barramentos, transformadores e linhas de transmissão.

O aluno Robes Silvério comentou que a visita foi muito proveitosa. “A possibilidade de se observar como é implementado todo o conteúdo teórico que recebemos em sala de aula é gratificante! Tivemos acesso a praticamente toda a subestação. O fato desta ter passado por um processo de modernização, nos colocou a par do que há de mais novo sendo utilizado nos sistemas de potência e em conjunto o grande conhecimento dos técnicos da Cemig e dos professores que nos acompanharam, diversas dúvidas foram sanadas. Visitas assim são muito importantes para a formação dos futuros profissionais da área elétrica, pois possibilitam a ampliação dos horizontes, além de grande crescimento pessoal e profissional”.

O aluno Victor Gonçalves também deixou seu comentário. “A visita foi de suma importância para a complementação da formação dentro do curso, permitindo que tivéssemos contato com a parte prática dentro do sistema elétrico de potência, algo que dentro de laboratórios não acontece. Foi possível ver a implementação dos esquemas de proteção do sistema elétrico, desde os métodos mais antigos, como utilização de relés eletromecânicos até os relés mais atuais e tecnológicos, como os relés digitais. O contato com os profissionais da área que possuem experiência também me agregou de forma a ver como é a rotina dos profissionais da área”, destaca.

Os professores agradecem ao técnico Lucas Freitas Santos pela receptividade e atenção. Ensino não se realiza somente em sala de aula!



 
Para o topo.