Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Image without alternative text

No dia 30 de abril, estudantes do curso de Engenharia Elétrica do IFMG – Campus Formiga, acompanhados dos professores Renan Souza Moura e Carlos Renato Borges, visitaram a empresa Engelmig Energia, localizada no município. A empresa é parceira da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e realiza diversos serviços na área de transmissão e distribuição de energia elétrica.

A visita integra as atividades da disciplina de Distribuição de Energia Elétrica, ministrada pelo professor Renan e, nesta oportunidade, os estudantes conhecem de perto os diversos equipamentos utilizados nesta área, que Renan destaca, são de extrema importância, pois são os responsáveis por fornecer a energia até as residências.

O contato também com profissionais da área é um ponto de destaque da visita. O engenheiro eletricista Luiz Felipe Andrade Silveira tirou várias dúvidas dos estudantes, inclusive sobre os procedimentos técnicos adotados pela Engelmig.

Para os estudantes, a visita foi bastante produtiva e contribui para o conhecimento de mercado. Outro destaque é para a possibilidade de ver os equipamentos reais em uso.  Geovanna Andrade Garcia Leão afirma que “a visita foi de grande valia, pois podemos ter acesso a equipamentos que foram citados em aulas teóricas que o instituto não possui em seu acervo, como também, entender o processo de funcionamento de uma empresa do ramo energia e as diferentes áreas que um engenheiro eletricista pode atuar dentro de empresas deste ramo”.

Para o estudante, André Eufrásio, “as visitas técnicas são de grande importância para nosso desenvolvimento. Como em todas as aulas discutimos sobre as divergências entre teoria e realidade, nestas visitas temos a oportunidade de conhecer a parte real. Outra parte interessante da visita é ver os equipamentos em funcionamento ou mesmo que desligados conhecer o equipamento como ele é, muita das vezes as fotos não nos deixam a par da realidade. Finalizando, sempre somos recebidos por engenheiros e temos a oportunidade de conhecer seu trabalho real, suas responsabilidades e tarefas, e assim, conhecer algo próximo do nosso futuro”.



 
Para o topo.