Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
A professora Paloma durante sua defesa

A docente da área de Computação do IFMG – Campus Formiga, Paloma Maira de Oliveira concluiu, no dia 16 de dezembro de 2015, o doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), curso este que possui nota máxima na avaliação na Capes, sendo que apenas duas universidades no Brasil possuem esta nota. 

A banca examinadora da tese foi composta por seis professores, sendo três da UFMG, uma do CEFET-MG, um da UFBA e um da UFCG.

A tese desenvolvida pela agora doutora, teve como título “Extracting Relative Thresholds For Source Code Metrics” (Extração de Valores de Referência Relativos para Métricas de Código Fonte). A linha de pesquisa deste trabalho foi engenharia de software, mais especificamente métricas de software. Para utilizar métricas de software para aferir a qualidade interna de sistemas de software são necessários valores de referência. Atualmente existem várias técnicas para extrair valores de referência, contudo, todas elas geram valores absolutos. “Minha tese de doutorado avança nessa área no sentido que é proposto um novo conceito: Valores de Referência Relativos (VRR) para avaliar métricas que estão em conformidade com distribuições de cauda-pesada (heavy-tailed). Foi proposto também um método matemático para extrair esses valores bem como uma ferramenta computacional que automatiza o método proposto. Além disso, vários estudos de caso foram realizados para validar o método proposto”, informou a docente. 

A professora também afirmou que o trabalho foi bastante aceito pela comunidade acadêmica. “Conseguimos publicar sete artigos, sendo um em conferência nacional, cinco em conferências internacionais e um artigo em uma revista científica internacional – JSS, que deve ser publicado no meio deste ano”.

Paloma realizou o doutorado na modalidade DINTER, uma parceria entre o IFMG, o CEFET/MG e a UFMG. Outros professores da área de Computação, Bruno Ferreira e Manoel Pereira, também estão cursando doutorado em Computação na UFMG. Isso demonstra que o corpo docente do Campus está em busca de aperfeiçoamento constante para assim, ofertar sempre, cursos com qualidade e excelência.



 
Para o topo.