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Acesso à informação

Venham participar de momentos de meditação e autoconhecimento sob a coordenação da professora Rosilene Paganotti.

Data: Todas às segundas e quartas-feiras

Local: Laboratório de Matemática (bloco C)

Horário: 13h às 13h25

 

O intuito desses encontros é amenizar os quadros de ansiedade e auxiliá-los através de práticas que poderão melhorar a qualidade de vida de servidores e estudantes do IFMG - Campus Formiga. Podem trazer jornais para forrar o chão, uma pequena almofada ou um tapete emborrachado, caso tenham. Os encontros são abertos à comunidade acadêmica. 

Mais informações com a professora Rosilene ou no Setor Pedagógico e Educacional (37 3322-8428).

Contamos com a sua presença!  

 

Conheça alguns benefícios da meditação:

A meditação é uma técnica milenar oriental baseada na respiração e na concentração. Ganhou o mundo por seus efeitos positivos na saúde do corpo e da mente e no processo de autoconhecimento. Os principais benefícios da meditação são:

-  Redução do estresse e da ansiedade

Foi comprovado que a meditação auxilia na redução dos níveis de adrenalina e de cortisol (hormônios relacionados a transtornos ansiosos e estresse) e no aumento da produção de endorfina, dopamina e serotonina(neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar e felicidade).

-  Aumento da atenção e da memória

No momento da meditação, o cérebro sofre algumas alterações estruturais, com o aumento da densidade da massa cinzenta no hipocampo (área relacionada à aprendizagem e à formação e ao armazenamento das memórias) e no córtex pré-frontal (responsável por atenção, raciocínio e lógica).

-  Melhora na qualidade do sono

Quem tem problemas para dormir também pode se beneficiar da prática da meditação. As técnicas de respiração e concentração ajudam o corpo e a mente a relaxar por completo, afastando o excesso de pensamentos e as preocupações da rotina.

-  Fortalecimento do sistema imunológico

Durante a prática, as áreas cerebrais ligadas aos pensamentos positivos são estimuladas e ativadas, promovendo bem-estar psicológico. Esse estado de satisfação plena também intensifica a atividade da telomerase (enzima que atua na manutenção das células do sistema imunológico). Com isso, o organismo se fortalece e aumenta a produção de anticorpos, ficando menos suscetível ao desenvolvimento de doenças.

A meditação traz ainda outros benefícios, como melhora do sistema cardiovascular, alívio dos sintomas da depressão, diminuição dos efeitos do estresse pós-traumático, auxílio no controle do peso, redução de sintomas pré-menstruais, redução de enxaquecas e diminuição das alterações de humor. Com o domínio das técnicas de respiração e concentração, é possível meditar em qualquer hora e lugar para alcançar o equilíbrio entre corpo, mente e alma.

 



 
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