Nome oficial do laboratório: Laboratório de Máquinas Elétricas

Capacidade do ambiente (em número de alunos): Máximo 20 alunos.

Técnico responsável: Alysson Fernandes Silva – Técnico em Eletrotécnica

Equipamentos e softwares

O laboratório possui para uso didático ou para fins de pesquisa Conjunto de Máquinas Acopladas (uma máquina de corrente continua, uma máquina síncrona e uma máquina assíncrona), Bancadas de Treinamento em Eletrotécnica Industrial DLB-ELE02, Kits didáticos de Transformador desmontável, Painel didático de comandos elétricos e partida de motores DLB-MAQCE , Bancadas de Soft Start XE100, Inversor, Freio de Foucault, Kits de Controle de Velocidade de Motores CC CTW 900, Box para prática de instalações elétricas residenciais e industriais, Fontes DC, Multímetros, Wattímetros entre outros equipamentos.

Benefícios educacionais para os estudantes

O laboratório de Máquinas Elétricas proporciona ao aluno e/ou professor realizar ensaios e práticas enfatizando os funcionamentos de máquinas elétricas atuando como motores e/ou como geradores. Ele é utilizado também para demonstrar o princípio de funcionamento de relés e a realização de ensaios com transformadores didáticos. O ambiente ainda possibilita a demonstração de diferentes maneiras de partidas de motores (partida estrela-triângulo, partida compensada, partida direta, soft start entre outras), enfatizando as vantagens e desvantagens de cada método. Na área de instalações elétricas o laboratório também é utilizado para o ensino prático onde é possível realizar montagens de interruptores (simples, paralelos e intermediários), tomadas, bem como a confecção correta de emendas de condutores entre outras práticas. Para qualquer atividade que vier a ser desenvolvida nesse ambiente é fundamental conhecer os procedimentos de segurança que irão permitir uma atuação com um mínimo de risco.