Thaciane Nayara Oliveira, de 19 anos, estudante do curso de Ciência da Computação e egressa do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Informática, concluído em 2023, foi destaque em reportagem do Portal IG sobre a participação de mulheres na ciência.

A reportagem foi produzida em celebração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, uma homenagem da Embrapii à força feminina que trabalha com soluções tecnológicas no país.

Thaciane foi uma das personagens escolhidas, pois, pertencente a uma família de baixa renda e tendo estudado em escolas públicas durante toda a sua trajetória, após ingressar no Campus Formiga e se destacar no curso na área de desenvolvimento, foi selecionada como bolsista no projeto “Plataforma Prumo de Inteligência Operacional” do Polo de Inovação do IFMG, projeto que prevê a construção de um sistema que permitirá que a empresa possa identificar oportunidades de negócios de forma automatizada.

Sobre o projeto, Thaciane conta que foi ótimo participar, principalmente porque aprendeu muitas coisas novas. “É colocar os conhecimentos adquiridos nas aulas, em prática mesmo, e estar mais próxima do mercado de trabalho”. Graças ao seu desempenho, a estudante deve realizar estágio em uma empresa de desenvolvimento de soluções de software personalizadas e marketing digital na cidade de Formiga.

Quando a estudante ingressou no ensino técnico encontrou uma sala de aula composta predominantemente por meninos e, agora, no ensino superior, não está diferente. “Agora tem bem menos meninas. No técnico ainda era mais equilibrado”. Com esta situação, Thaciane diz que se sente um pouco desconfortável e insegura, pois tem menos referências femininas.

A reportagem ainda traz as estatísticas, que apontam que a ciência ainda é um setor dominado pelo gênero masculino. Dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura), mostram que as mulheres estão presentes em apenas 3 de cada 10 ocupações em ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil, ainda que representem 44% da força de trabalho no país, de acordo com dados de 2020 da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS.

Leia a reportagem completa.