Uma pesquisa conduzida pelo professor José Sérgio Domingues com a colaboração do professor Alex Eduardo Andrade Borges, ambos da área de Matemática, e a participação das estudantes do curso de licenciatura em Matemática, Ana Clara dos Santos Reis e Caroline Helena Costa Souza, gerou resultados inéditos na literatura matemática, especialmente na área de Teoria dos Números.

Os resultados desse estudo foram alcançados durante o desenvolvimento de projeto de iniciação científica intitulado "Modelagem matemática e análise de uma propriedade aritmética da multiplicação por 9", realizado entre fevereiro e dezembro de 2022.  De acordo com o professor José Sérgio Domingues, coordenador do projeto, o objetivo principal foi desenvolver modelos matemáticos para uma conhecida propriedade da tabuada do 9, a qual estabelece que a soma dos algarismos dos resultados de multiplicação por 9 de dois dígitos sempre resulta em 9. O estudo visou expandir essa ideia para números de três e quatro dígitos, empregando equações diofantinas lineares e suas técnicas de resolução.

Os resultados obtidos incluem a determinação de quantos e quais são os números naturais de dois, três e quatro algarismos cuja soma dos algarismos é igual a 9. Também se verificou que a quantidade de números cuja soma dos algarismos é igual a 9, nos intervalos de 1 a 999, de 1000 a 1999, de 2000 a 2999, e assim sucessivamente, até o intervalo de 9000 a 9999, obedece à sequência decrescente dos 10 primeiros números triangulares. 

Os resultados inéditos da pesquisa estão disponíveis em artigo publicado no ano de 2023, na revista científica REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, e pode ser acessado em https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6679.