Estudantes do terceiro e quarto ano do curso técnico em Eletrotécnica visitaram, no dia 14 de maio, a subestação de distribuição de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em Formiga. No período da manhã, o professor Patrick Santos de Oliveira orientou a turma do quarto ano, como parte do conteúdo da disciplina Eficiência de Energia e Aterramento. Na parte da tarde, as professoras Mariana Guimarães dos Santos e Ana Paula Lima dos Santos orientaram a turma do terceiro ano, como parte do conteúdo da disciplina de Máquinas Elétricas e acionamentos. 

Os alunos começaram a visita pela sala de comando da subestação e tiveram uma explicação detalhada do diagrama unifilar da mesma. O técnico da empresa, Everton Luciano Santos Silva, exemplificou as manobras e chaveamentos que devem ser feitos para viabilizar a manutenção nos equipamentos. Também foi apresentada a sala de baterias, de suma importância para a proteção da subestação. As baterias garantem fornecimento de energia aos equipamentos de proteção diante da interrupção no fornecimento, comum no caso de faltas na linha de distribuição ou descargas atmosféricas diretas e/ou indiretas. Em seguida, os alunos puderam ver in loco os equipamentos de potência, medição e proteção da subestação. Destacam-se os dois transformadores de 12,5 MVA da subestação e seu sistema de refrigeração a óleo de 2 estágios. Também foram mostrados os bancos de capacitores, regulador de tensão, religadores, isoladores, chaves seccionadoras e alimentadores. Os alunos puderam utilizar duas câmeras termográficas para identificar pontos de aquecimento nos equipamentos e instalações, técnica bastante utilizada para manutenção em subestações.

A visita técnica funciona como uma parte prática do aprendizado e o depoimento dos estudantes comprova a importância de serem realizadas.  

A aluna Ana Carolina Vaz Avelino, do quarto ano, comentou que a realização da visita técnica foi extremamente enriquecedora em diversos aspectos. “Além de podermos observar na prática o conteúdo visto em sala de aula, ainda tivemos um acréscimo valioso a partir da análise dos problemas e do funcionamento da subestação sob a perspectiva de um profissional experiente na área, que foi capaz de nos mostrar não só uma visão teórica, como também o conhecimento prático obtido através dos anos de execução dos serviços. Dessa forma, não só conhecemos o processo, como tivemos uma ideia da atuação direta que um técnico pode ter”.

Marcelo Faria Gonçalves Silva, também do quarto ano, concorda. “Sem dúvida alguma, a experiência foi enriquecedora para todos nós, futuros técnicos em Eletrotécnica. Conhecer as instalações de uma empresa que trabalha na nossa área é sempre interessante e o ganho de conhecimento vai muito além daquele ensinado em sala de aula”.

Para Bernardo Augusto Silveira Corrêa, estudante do terceiro ano, “a visita técnica tem sua importância no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, uma vez que temos um contato direto com a realidade de um centro de distribuição de energia em pleno funcionamento. Todos nós aprendemos como a energia da região de Formiga chega à central e é distribuída - conforme determinação da concessionária. Além disso, foi visto todo o processo de transformação da energia que ocorre no centro de distribuição, com a atuação dos transformadores. Foi possível também observar todo processo eletrônico de controle e operação dos aparelhos envolvidos no processo de distribuição”.

Ana Paula Silva Castro, do terceiro ano, destaca que esse tipo de atividade fora do campus é essencial para as disciplinas técnicas, uma vez que o mercado de trabalho exige certo conhecimento prático. “Nossa visita técnica à Cemig foi fundamental para a compreensão do funcionamento dos transformadores trifásicos, conteúdo este, que havíamos tido contato apenas em aulas expositivas e no laboratório com equipamentos de pequeno porte”.

Os professores agradecem aos técnicos da Cemig Sérgio Costa Fagundes e Everton Luciano Santos Silva, pela receptividade e atenção, e à Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, pelo incentivo para realização da visita e disponibilização do veículo oficial.

A visita faz parte de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) para motivar a boa formação dos alunos. Ensino não se realiza somente em sala de aula!