O IFMG - Campus Formiga recebeu na manhã de hoje, dia 16 de outubro, a enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Larissa Martins Santos, que falou sobre noções de primeiros socorros para alunos e servidores. A atividade faz referência ao Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas.

Larissa abordou as principais emergências que são atendidas pelo SAMU e como um leigo deve se comportar diante delas. Ela destacou que, em caso de dúvidas em alguma situação, a pessoa deve ligar para a unidade do SAMU para obter orientações sobre qual procedimento adotar e que, em alguns casos, apenas o auxílio do médico, via telefone, já é suficiente, não sendo necessário o despendimento de uma unidade móvel. 

Em se tratando de primeiros socorros, a enfermeira orientou sobre como proceder em casos de parada cardiorrespiratória, engasgamento, picadura de animais peçonhentos, crise convulsiva, queimaduras e traumas. Dúvidas puderam ser tiradas ao final das orientações. 

O momento foi produtivo, conforme destacou a direção-geral, e o desejo é que os estudantes possam disseminar os conhecimentos repassados no evento.