Um dos objetivos da IX Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia (JECT) do Campus Formiga é disseminar a cultura de pesquisa, inovação e extensão, por meio do incentivo às práticas de escrita científica, apresentações de trabalhos, debates acadêmicos, interação com a literatura acadêmica e publicação de resultados decorrentes de estudos e projetos aplicados e inovadores realizados pela comunidade interna e externa ao IFMG.

Especificamente, o evento disponibiliza a oportunidade de estudantes do ensino superior e médio/técnico, egressos do IFMG, estudantes de outras instituições, profissionais e demais autores de trabalhos submeterem, apresentarem e publicarem os resultados de seus estudos/pesquisas, em forma de resumos expandidos decorrentes de atividades de pesquisa e inovação, ou de extensão. Por exemplo, serão aceitas submissões de trabalhos que são resultantes de projetos de iniciação científica, ou iniciação à extensão, de TCC’s, de trabalhos de disciplinas, ou de demais atividades de interesse acadêmico e profissional, elaborados tanto pela comunidade interna quanto externa ao Campus.

Os resumos que forem aprovados serão apresentados nos Seminários de Pesquisa e Inovação (SemPI) ou nos Seminários de Extensão (SemEx), no formato de apresentação oral ou através de banner, e serão publicados como Anais eletrônicos ISSN 2674-7111.

Além dos seminários (SemPI e SemEx), existe a modalidade do Ensaio Acadêmico, o qual visa fomentar especificamente o desenvolvimento de reflexões e de demonstrações argumentativas a respeito do tema proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do MCTI, que no ano de 2019 será : “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Os autores interessados deverão submeter seus ensaios acadêmicos e, caso sejam aprovados pelos avaliadores, serão publicados nos anais eletrônicos do evento.

Os melhores trabalhos, avaliados por pareceristas e comitê científico independentes, serão premiados nas categorias: a) SemPI, sendo um prêmio por área (Administração/Gestão Financeira, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Formação Propedêutica e Matemática), b) SemEx, sendo um prêmio dentre as linhas temáticas extensionistas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática), e; c) Ensaio Acadêmico. A divulgação dos nomes dos autores de trabalhos premiados será realizada na palestra de abertura da IX JECT do Campus Formiga, que ocorrerá no dia 22/10/2019. As premiações serão sendo definidas e divulgadas antes da realização do evento, com o apoio das empresas e instituições patrocinadoras dos seminários.

O período de submissão dos trabalhos ao III SemPI, III SemEx e II Ensaios Acadêmicos será de 09 de agosto de 2019, às 23h59m, ao dia 08 de setembro de 2019.

Faça já a sua submissão! ACESSE AQUI!

Regulamento e outras informações AQUI!