O IFMG – Campus Formiga, através do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, recebeu no dia 01 de julho, alunos do nono ano da Escola Municipal Arlindo de Mello.

O objetivo da visita foi apresentar e divulgar o projeto de extensão do GSE, “Robótica com Arduino” (Uso da plataforma Arduino em oficinas de Robótica com alunos de ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Formiga-MG). Este projeto tem vários objetivos, mas destaca-se fazer com que alunos do ensino fundamental da cidade de Formiga tenham contato com ferramentas e itens tecnológicos; itens esses já presentes diversas instituições de ensino de nível técnico e também fundamental.

A primeira parte da visita foi no Laboratório de Matemática onde os alunos foram apresentados ao Projeto assim como viram exemplos das ações a serem desenvolvidas nas oficinas propostas pelo GSE. Também foi apresentado o questionário socioeconômico, por meio do qual será feita a seleção dos 20 alunos que irão participar do projeto. Trata-se de uma atividade sem custo para os alunos, pois será usada a estrutura laboratorial do Campus Formiga, e o transporte dos alunos da escola até o Campus será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Na sequência os professores apresentaram os Laboratórios de Eletrônica, Circuitos, Máquinas Elétricas e Sistemas Automotivos. Neste momento os alunos tiveram contato com ambiente e algumas das ferramentas que serão empregadas nas oficinas do projeto.

Os alunos foram acompanhados pelos professores do GSE e responsáveis pelo projeto: Ana Paula Lima dos Santos, Gustavo Lobato Campos e Patrick Santos de Oliveira. Também estiveram presentes o Secretário de Pesquisa e Extensão, Lélis Pedro, e o Diretor-Geral do Campus Formiga, Washington Silva.

O Campus Formiga agradece ao Secretário de Educação e vice-prefeito de Formiga, Cid Corrêa, que acompanhou os estudantes na visita e disponibilizou o transporte para os alunos poderem participar deste projeto.