A ex-aluna do IFMG – Campus Formiga, Dandara Lorrayne do Nascimento, egressa do curso de Licenciatura em Matemática, foi aprovada em primeiro lugar no mestrado em Modelagem Matemática e Computacional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). O resultado foi divulgado no dia 26 de junho deste ano.

Dandara atualmente é professora substituta do Campus Avançado de Arcos onde atua na área de Matemática. De acordo com a ex-aluna, o projeto de seu mestrado é a continuação de uma pesquisa de iniciação científica orientada pela, hoje, ex-professora do Campus Formiga, Maria Elizabeth de Gouvêa.

O projeto de pesquisa aprovado tem o objetivo de compreender a dinâmica biológica envolvida nos sinais que regulam a produção de vasos sanguíneos e, em particular, analisar alguns modelos matemáticos existentes. Dandara contou que a proposta da pesquisa consiste em revisão bibliográfica e descrições de modelos através de equações diferenciais de primeira ordem, que serão analisadas graficamente através do software Matlab, em continuação à pesquisa de Iniciação Científica. Ainda sobre a pesquisa, ela relata que pretende contribuir com investigações na área da oncologia, modelagem, microbiologia, bem como na busca por medicamentos que se concentrem na restrição aos processos que levam à proliferação desenfreada de vasos sanguíneos, como acontece nos tumores.

A coordenação e o grupo de professores do curso de Matemática parabenizam a ex-aluna pela aprovação e destacam a importância da formação continuada dos seus ex-alunos(as), lembrando que muitos destes vêm se destacando em vários programas de pós-graduação e isso é muito gratificante à equipe do curso.