O ranking do desempenho das escolas do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) foi divulgado no dia 18 de junho e mostrou que o IFMG – Campus Formiga novamente de destacou nas notas obtidas na Redação estando entre os 2% de escolas com as melhores notas na redação do Enem do Brasil. A média obtida na redação pelos estudantes do Campus foi de 821,78 pontos, sendo a melhor do IFMG.

A professora de Português, Ana Paula Carraro Borges, que ministrou aulas de Redação aos estudantes que fizeram o Exame, não esconde o orgulho e a felicidade desta conquista, principalmente por ser a segunda edição seguida dos cursos técnicos integrados com excelentes resultados.

Considerando somente as notas obtidas nas provas objetivas, o IFMG teve nove de seus campi relacionados no grupo de 15% das escolas com as melhores notas e o Campus Formiga integra este grupo juntamente com campi Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ponte Nova e Santa Luzia.

Destaca-se ainda que o IFMG obteve o primeiro lugar entre as escolas públicas em todas as cidades onde possui campus.

Os dados foram tabulados pelo jornal Folha de São Paulo com base nas informações sobre o desempenho dos candidatos divulgadas pelo Ministério da Educação. Foram ranqueadas 11.212 escolas.

De acordo com a publicação, na tabulação dos dados, foram incluídos os candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média da escola só foi calculada se pelo menos metade dos concluintes estiveram no Enem, respeitada a participação mínima de 10 alunos. Foram computadas as notas dos estudantes com a situação assinalada no Enem como “Estou cursando e concluirei o Ensino Médio em 2018”. Por esse critério, o IFMG teve 13 de seus 18 campi ranqueados. Aqueles que não foram relacionados é porque não possuíam turmas de terceiro ano do Ensino Médio Integrado até dezembro do ano passado.