Da esquerda para direita: Richard, Marcelo, Mariana, Edson, Clara, professor Chrisley, Jordania e professor José Sérgio

Dentre os dias 16 e 18 de maio os professores Chrisley Camargos e José Sérgio Domingues e os estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMG – Campus Formiga Clara Coimbra de Freitas Alves, Edson Pereira da Silva Júnior, Jordânia de Cássia Souza Vieira, Marcelo Augusto Costa Vilano, Mariana Costa Lourenço e Richard Archimedes Alves, participaram do X Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (X EEPEM), realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O EEPEM é um evento anual promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, cujo propósito é a socialização de saberes produzidos no âmbito do programa. Uma característica inerente ao evento é o fato de priorizar os momentos de troca de experiência e de socialização dos conhecimentos com professores em formação continuada e em formação inicial (estudantes de licenciatura) por meio da realização de minicursos ministrados por mestres egressos deste mestrado da UFOP e de instituições parceiras como UFJF, PUC/Minas e UFMG. Os minicursos são baseados nas pesquisas e nos produtos educacionais desenvolvidos pelos egressos convidados em seus respectivos cursos.

A estudante Mariana e o professor Chrisley na apresentação do
artigo: Experiências envolvendo práticas matemáticas e
educação musical nas escolas

Nesta 10ª edição do evento, o programa abriu espaço para apresentação de comunicações científicas, relatos e pôsteres sobre pesquisas realizadas em outros programas de pesquisa e extensão de outras instituições. Desta forma, foram apresentados dois trabalhos de alunos, ex-alunos e professores do IFMG – Campus Formiga. A aluna Mariana Costa Lourenço (7º período de Matemática) apresentou o trabalho “Experiências Envolvendo Práticas Matemáticas e Educação Musical nas Escolas” de sua autoria juntamente com o professor Chrisley Camargos, a estudante Daiana Luíza de Sá (7º período de Matemática) e o egresso do curso, Ravel Alvarenga Coelho. Este trabalho descreve algumas atividades interdisciplinares desenvolvidas com a implementação do Projeto de Extensão “Estratégias de Ensino envolvendo Matemática e Educação Musical nas Escolas” em um município de MG. As práticas e os estudos descritos foram desenvolvidos pelo grupo de estudos MatMus, que faz parte do Grupo de Pesquisa Núcleo Institucional de Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino (NINTAE) do IFMG - Campus Formiga. O grupo MatMus estuda algumas das relações entre Matemática e Música sob uma perspectiva didático-pedagógica, desenvolvendo oficinas e atividades didáticas para serem implementadas em escolas e em cursos de formação de professores.

A graduanda Jordania apresentando o artigo: GeoGebra 3D:
Reflexões a partir de uma proposta para ensino de
prismas e pirâmides

O segundo trabalho intitulado “Geogebra 3D: Reflexões a partir de uma proposta para o ensino de prismas e pirâmides” foi apresentado pela aluna Jordania Vieira, de autoria desta e da estudante Lorraine Borges Silva, ambas do 7º período, além da professora Lúcia Helena Costa Braz, todas do curso de Licenciatura em Matemática. Este trabalho apresentado no X EEPEM compreende um relato que descreve e propõe uma reflexão acerca de uma experiência vivenciada pelas autoras durante o minicurso intitulado “Geometria espacial utilizando o software GeoGebra 3D”, realizado no IFMG – Campus Formiga durante a VIII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia (JECT), ocorrida no ano de 2018. O objetivo do minicurso foi apresentar aos participantes uma proposta de atividade com vista à integração da tecnologia na prática pedagógica do professor, além de proporcionar discussões sobre limites e possibilidades do uso das tecnologias digitais em aulas de Matemática na Educação Básica. Para tal, foram realizados dois módulos, que contaram com a aplicação de atividades relacionadas a área e ao volume de prismas e pirâmides, discussões e reflexões acerca da proposta apresentada. O minicurso contribuiu, ainda que de maneira singela, devido ao curto tempo de duração, para a atualização dos docentes e a reflexão acerca da importância da utilização das tecnologias na educação atual.

O professor Chrisley destacou que no evento “os estudantes participaram de diferentes minicursos e palestras que auxiliaram a entender sobre a importância da formação continuada para o professor de Matemática e sobre a importância da pesquisa para promover a formação e auxiliar a prática docente. Foram momentos relevantes que promoveram trocas de experiências entre os estudantes de Licenciatura em Matemática presentes e professores palestrantes de diferentes universidades como: UFOP, UFMG, UFJF e PUC/Minas”.

De acordo com o aluno Marcelo Vilano “a participação no X Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática foi de grande importância. Por se tratar de um evento de grande porte, que tem uma história de origem espetacular, trouxe palestrantes de diversas áreas, com novas experiências e metodologias de ensino, capaz de nos proporcionar uma experiência imensurável, sendo dificilmente alcançada apenas em sala de aula. Nesse viés acabamos conhecendo um pouco da experiência da vida acadêmica dos membros participantes, envolvendo tanto os docentes quanto os discentes presentes, sendo assim, uma experiência inesquecível, tanto na aprendizagem quanto na vida profissional e acadêmica”.

Os professores e os alunos participantes do evento agradecem o apoio da Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPPG) e à Direção do Campus Formiga pela disponibilização do transporte oficial para deslocamento ao evento.