O Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) tem realizado reuniões periódicas para apresentações de resultados das pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos membros do grupo.

No dia 03 de abril aconteceu a segunda reunião de apresentação de status de desenvolvimento de projetos, que contou ainda com a presença dos alunos que irão desenvolver trabalhos de iniciação científica no ano de 2019. Foram apresentados resultados das seguintes pesquisas: "Proposição de novo enquadramento tarifário, análise de eficiência energética e criação de índice de eficiência para serviço autônomo de água e esgoto", pelo discente Arlênio Souza; e "Simulação dinâmica de máquinas elétricas como ferramenta de ensino nos laboratórios do curso de engenharia elétrica", pela discente Lilian Barbosa.

No dia 08 de maio, nova apresentação de status de desenvolvimento dos projetos de pesquisa. A reunião contou com a presença dos alunos assim como dos orientadores, docentes do IFMG - Campus Formiga. Foram apresentados resultados das seguintes pesquisas: “Projeto e desenvolvimento de sistema web para gerenciamento dos trabalhos de conclusão de curso (TCC)”, pelo discente Nikollas; e “Desenvolvimento de uma bancada didática para utilização em laboratórios de engenharia elétrica”, pelos discentes Lucas Frazão e Gabriel Antônio.

O Grupo de Pesquisa contribui para a evolução da Ciência e Tecnologia estimulando os estudantes a trabalharem com questões para a melhoria da comunidade local e regional.