O Projetão, Projeto de Ensino desenvolvido pelo IFMG em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), começou hoje, dia 12 de abril, as atividades. O professor da UFPE, Cristiano Araújo, foi o responsável por passar seus conhecimentos de metodologias aos professores do Campus Formiga, que serão mentores dos estudantes no desenvolvimento dos projetos inovadores, em um processo de co-construção, e apresentar o que deve ser feito ao longo do ano pelas equipes, ou seja, uma experimentação do processo de desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais, segundo o modelo Projetão.

A proposta do encontro contemplou a seleção de temática onde os estudantes foram agrupados por afinidade de tema, para definirem problemas e discutirem como atacar esta temática, o que o professor Cristiano aponta como “cultura do divergir, transformar e convergir”, pois cada estudante coloca o que pensa, agrega opiniões e converge em um resultado. “Faz parte dessa disciplina, essa cultura de observar o mundo, enxergar, trazer sua visão, compartilhar com as outras pessoas e chegar a algo que é uma decisão comum, que é a próxima etapa desse processo”.

Esta disciplina, como é chamada em Pernambuco, já teve a adesão de diversas instituições. A parceria com o IFMG, neste momento, faz parte de uma proposta do Ministério da Educação, para que seja disseminada em todo o país. Além do Campus Formiga, o Campus Sabará também desenvolverá o Projeto. Assim, os professores do IFMG também poderão ser multiplicadores e devem agregar novas ferramentas, métodos e conhecimentos ao processo de elaboração e desenvolvimento do projeto.

O objetivo do Projetão é que os estudantes formem equipes multidisciplinares, com cerca de 10 integrantes, apresentem uma ideia inovadora na área que escolherem e que, até o mês de novembro, tenham produtos e/ou resultados. Esse processo também incentiva a autonomia dos estudantes para que apliquem seus projetos/ideias em diversas disciplinas, desenvolvam a cultura da comunicação, do trabalho em equipe e pensem no mundo de maneira crítica.

O professor Cristiano Araújo em destaque na foto