No dia 30 de março, aconteceu na Casa de Cultura de Arcos, o Meetup Agita, mais uma etapa que antecede a realização do Programa Agita na região. Estudantes e egressos do Campus Formiga compõem as equipes que foram selecionadas automaticamente para participarem do Programa Agita.

O Agita é a primeira Agitadora de Negócios do Brasil e consiste de uma pré-aceleração de inciativa da escola do Sebrae com intuito de desenvolver pessoas e ideias de negócio, com muito conteúdo, mão na massa, vivência de mercado, aprendizado e oportunidades. O Agita é uma correalização do Sebrae e do Sicoob União Centro Oeste. O evento conta com o patrocínio da Prodoeste e o apoio das entidades ACIF/CDL, de Formiga e ACE/CDL, de Arcos.

Durante o evento, os mais de 200 participantes tiveram a oportunidade de fazer contatos, formar equipes, desenvolver e apresentar suas ideias de negócio. Após a apresentação de 19 ideias de negócios inovadores, 03 delas foram apontadas pelos avaliadores como as melhores e selecionadas, automaticamente, para participar do Programa Agita que começará em maio.

Ao longo do desenvolvimento do Programa Agita os participantes poderão ter acesso a consultores renomados que ajudarão em todo o desenvolvimento das ideias de negócios. É uma oportunidade única, sendo a primeira vez que o programa está sendo realizado no interior. Os encontros acontecerão na Escola de Formação Gerencial em Arcos/MG ao longo de 12 finais de semanas a partir dos dias 10 e 11 de maio.

As ideias premiadas no Meetup Arcos, e que já estão selecionados para participar do Agita, foram:

Equipe: Milk+

Integrantes: Matheus Vaz Americo, Luiz Fernando Pereira e Victor Gonçalves Lopes Cunha Amorim, (todos alunos do Curso de Engenharia Elétrica do IFMG - Campus Formiga)

Ideia: “Maximizar o lucro dos produtores rurais, utilizando sistema embarcados”.

Equipe: CalTemp

Integrantes: Maria Eduarda Silveira, Thomas do Vale, Rodrigo Souza Alves e Weverton Rodrigues Arantes (alunos do Curso de Ciência da Computação do IFMG - Campus Formiga) e Saulo Cesar de Souza (aluno do Curso de Marketing do Unifor/MG)

Ideia: “Equipamento para cálculo de retirada da cal no forno”.

Equipe: Automatize

Integrantes: Fernando Henrique Polastrini, Raphael Roberto Ribeiro Silva e Alan Eustáquio Ribeiro (ex-alunos do Curso de Engenharia Elétrica do IFMG - Campus Formiga)

Ideia: “Automatização de processos industriais e capacitações”.

Para o aluno do curso de Engenharia Elétrica do IFMG - Campus Formiga, Matheus Vaz Américo, a participação no Agita possibilitou que eles vissem os passos para implementar uma startup e tivessem contato com empresas de sucesso. Além disso, Matheus destacou que o Agita permite que mesmo com uma ideia bem básica de negócio, se você identificar uma oportunidade real de atender o mercado e tiver uma equipe envolvida, você pode participar do programa. Por último, Matheus acrescentou que “sem a formação proporcionada pelo IFMG, seria impossível ter a ideia que eles apresentaram no Agita”.

É importante destacar que para aqueles que não foram selecionados no Meetup Arcos ou que querem participar do Programa Agita, as inscrições do processo seletivo de ideias de negócios, poderão ser feitas até o dia 03 de maio, no link https://gust.com/programs/agita-arcos-batch-01. Mais informações, podem ser obtidas no site do Agita (http://agita.escoladosebrae.com.br/agita-arcos-batch-1/)