O subprojeto Matemática – campus Formiga do Programa Residência Pedagógica encerrou a fase de Ambientação na Escola em janeiro de 2019 e, para socializar as atividades desenvolvidas na fase, ocorreu no campus, no dia 06 de fevereiro, um seminário com apresentação dos residentes das duas escolas-campo – Escola Estadual Dr. Abílio Machado e Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte – e que também contou com a presença das preceptoras Meire Veloso de Faria Leal e Daniella Cristina Telles Ribeiro.

Essa fase tinha por objetivo principal promover o contato entre os residentes e a escola-campo, além de propor a observação das dependências da escola, sua estrutura, organização, administração e análise de documentos.

A orientadora de área do Programa no campus, professora Lúcia Helena Costa Braz, destaca que essa fase foi muito importante para as atividades do programa que serão desenvolvidas ao longo deste ano, pois, possibilitou aos residentes, conhecer um pouco da estrutura e do funcionamento das escolas desde a direção até os serviços gerais, antes da imersão dos residentes nas atividades com os alunos.