O estudante com os donos da fazenda Capão Grande

O estudante do curso técnico em Informática do IFMG – Campus Formiga, Igor Luís Reis, participou como bolsista do Programa de Extensão Técnica e Universitária em Vivências Profissionais (Programa Vivências) do IFMG - Campus Bambuí, onde teve a oportunidade de passar alguns dias na Fazenda Capão Grande – Canastra, em São Roque de Minas.

Igor relata que a experiência foi ótima e única, não somente pelo lado profissional, mas também, possibilitando a ele, outra maneira de ver o mundo com algo fora de sua realidade costumeira. “Dentre as experiências que tive foi conhecer o modo de produção do queijo tradicional canastra, pôr a mão na massa e fazer o queijo a partir do leite trazido da ordenha para a produção. Na produção aprendi desde o primeiro ao último passo: a higienização (lavar as botas, mãos, pôr avental e touca) para adentrar a queijaria, revirar os queijos para que sequem, lavar as prateleiras para manter o local sempre limpo, além do chão e da mesa onde os queijos ficam após serem feitos. Também aprendi a fazer manteiga, que é feita a partir do soro do leite”.

Outras atividades também marcaram a estadia no estudante na fazenda como coletar legumes diretamente da horta, ovos diretamente do galinheiro e visitar a cidade com os filhos dos donos da fazenda. Igor também destaca que algo inesquecível para ele foi acordar de madrugada com 05 morcegos dentro do quarto!

Esse é o objetivo do Programa Vivências. Oferecer aos discentes participantes a possibilidade de vivenciar diferentes modos de vida e de produção, através da prática do dia-a-dia no setor que o recebe em práticas, culturas e movimentos sociais que se distanciam do seu cotidiano.

A experiência consistiu na permanência do discente por 07 dias consecutivos na pequena propriedade, vivenciando as práticas, as relações humanas, de produção e o intercâmbio cultural no assentamento ou pequena propriedade parceira.