Discentes do quarto ano do curso técnico em Eletrotécnica do IFMG - Campus Formiga realizaram visita técnica na subestação de distribuição de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) localizada no município, no dia 09 de novembro.

A visita foi orientada pelo professor Patrick Santos de Oliveira como parte do conteúdo da disciplina Distribuição e Transmissão de Energia e das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) para motivar a boa formação dos alunos.

Os alunos foram recebidos na sala de comando da subestação e lá tiveram uma explicação detalhada do diagrama unifilar da mesma, com o técnico da empresa exemplificando as manobras e chaveamentos que devem ser feitos para viabilizar a manutenção nos equipamentos.

Também foi apresentada a sala de baterias, de suma importância para a proteção da subestação. As baterias garantem fornecimento de energia aos equipamentos de proteção diante da interrupção no fornecimento, comum no caso de faltas na linha de distribuição ou descargas atmosféricas diretas e/ou indiretas.

Em seguida, os alunos puderam ver in loco os equipamentos de potência, medição e proteção da subestação. Destacam-se os dois transformadores de 12,5 MVA da subestação e seu sistema de refrigeração a óleo de 2 estágios. O técnico Everton também mostrou os bancos de capacitores, religadores, isoladores, chaves seccionadoras e alimentadores.

O professor Patrick Oliveira destacou a atenção do técnico em eletrotécnica Everton que pôde falar um pouco de sua formação, a forma de ingresso na empresa, seus 17 anos de experiência na Cemig e seu trabalho na manutenção das subestações de distribuição de energia da região.

O aluno Carlos Eduardo comentou que “gostei bastante da visita à Cemig, pois nunca tinha ido e também não tinha ideia da complexidade e da burocracia para fazer a distribuição de energia elétrica. O técnico responsável explicou muito bem e teve bom senso de detalhar a parte da distribuição e do sistema de proteção. Foi uma boa experiência, curti bastante”.

O aluno Pedro Ramos também afirmou que “a visita foi muito produtiva para o curso, com aprendizados e uma amostra de onde futuramente podemos trabalhar usando nossa formação. Foi boa também pelo motivo de conhecer uma subestação pelo lado de dentro, pois sempre tive a curiosidade de saber como é”.

O Campus Formiga agradece ao engenheiro Sérgio Costa Fagundes e ao técnico Everton Luciano Santos Silva pela receptividade e atenção. Ensino não se realiza somente em sala de aula!