As atividades educacionais da unidade de ensino descentralizada - UNED Formiga do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí tiveram início em março de 2007, com os cursos técnicos pós-médio em Gestão Comercial, Informática o Redes e Manutenção e técnico em Promoção de Eventos. Em 2008 a UNED Formiga passou a oferecer mais dois cursos técnico e um superior sendo técnico em Programação Web, técnico em Informática - Redes Locais e Licenciatura em Matemática.

De Unidade Descentralizada a Instituto Federal

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram formados a partir dos atuais CEFETs (Centros Federais de Educação Tecnológica), EAFs (Escolas Agrotécnicas Federais) e Escolas Técnicas Federais vinculadas a universidades. Cada Instituto foi organizado em nova estrutura: as unidades serão transformadas em campus e as instituições passarão a contar com uma reitoria. A lei confere a cada Instituto autonomia, nos limites de sua área de atuação territorial, para criar e extinguir cursos e registrar diplomas dos cursos oferecidos, mediante autorização do conselho superior.

No dia 29 de Dezembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei nº 11.892 que instituiu, no Sistema Federal de Ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os Institutos nascem com 168 campi, sendo objetivo do Ministério da Educação chegar a 2010 com 354 escolas técnicas em funcionamento. No mesmo período, as vagas serão ampliadas de 215 mil para 500 mil, aumentando as oportunidades de educação, principalmente no âmbito do ensino técnico e dando ênfase também à pesquisa e à extensão.

As novas instituições vão oferecer metade das vagas ao ensino médio integrado, para dar ao jovem uma possibilidade de formação profissional já nessa etapa do ensino. Na educação superior, haverá destaque para os cursos de engenharias e bacharelados tecnológicos (30% das vagas). Outros 20% serão reservados a licenciaturas.

Como parte desse processo de transformação, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí – UNED Formiga, passa ao título de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga (IFMG – Campus Formiga). O IFMG terá sua reitoria sediada em Belo Horizonte e contará com mais cinco campi: Ouro Preto, Congonhas, São João Evangelista, Governador Valadares e Bambuí. Para o primeiro mandato de reitor, foi nomeado temporariamente o atual diretor do Cefet Ouro Preto, Prof. Caio Mário Bueno Silva, que exercerá a função até meados de 2011. Extintos os mandatos dos atuais reitores pro tempore, serão realizadas eleições em cada instituto. No Campus Formiga, o reitor Prof. Caio nomeou o Prof. Robson de Castro Ferreira como Diretor Geral pro tempore, onde no final de seu mandato também serão realizadas eleições.

O IFMG – Campus Formiga é uma instituição pública federal que tem como objetivo oferecer uma educação gratuita de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país. Para tanto o campus tem em seu corpo docente professores altamente qualificados  com títulos de mestrado e doutorado, e ainda uma equipe administrativa e pedagógica capacitada a conduzir o aluno ao sucesso profissional.